builderall




Conhecidos de modo popular como ?dentes do juízo?, os dentes do siso tendem a ser os últimos a nascer na arcada dentária. Por isso, tendem a surgir no começo da vida adulta e, quando chegam, há pessoas que precisam passar pela extração do siso.


Mas, o que exatamente envolve esse procedimento? E como saber qual é a hora certa de realizar a extração? É sobre estes e outros pontos que o artigo de hoje vai tratar para explicar tudo

o que você gostaria de saber sobre a extração do siso. Confira a seguir.


Mas, afinal, o que é o siso?


Apesar de ser chamado de ?dente do juízo?, o siso é, na verdade, o terceiro molar que temos na arcada dentária. Ao todo, cada pessoa pode ter até quatro dentes do siso, sendo um em cada extremidade da arcada.


Como eles são os últimos dentes a nascer, podem não encontrar o espaço necessário de que precisam. Por isso, os dentes do siso tendem a causar dor e desconforto, motivo pelo qual podem ser cirurgicamente removidos.


Porém, vale lembrar que nem todas as pessoas precisam remover o siso - ou, pelo menos, nem todos eles. Por isso, vamos explicar abaixo como saber quando é preciso realizar o procedimento.


Extração do siso: como saber quando é o momento certo?


Quando os sisos começam a nascer, é importante observar alguns sinais que podem ser indicativos da necessidade da cirurgia. Por exemplo, caso você: sinta dor no local do(s) siso(s);



Os cenários citados acima podem colocar você como um potencial candidato a passar pela extração do siso. Porém, antes de seguir, é necessário realizar o acompanhamento com um dentista para validar o procedimento.



E quem não pode fazer?


Os casos de contraindicações podem variar de acordo com a avaliação de um dentista. E isso pode ser influenciado, por exemplo, caso haja algum comprometimento da saúde do paciente ou caso haja alguma inflamação no local da cirurgia de extração. Nesses cenários, o recomendado é adiar o procedimento.


Porém, vale lembrar que tanto a extração quanto a não extração devem antes seguir a orientação de um dentista que acompanhe o caso. A seguir, veja as etapas que envolvem a extração do siso.


Passo a passo do procedimento


O procedimento de extração é seguro e confiável. Por isso, a primeira etapa envolve um check-up bucal, pois com ele será possível ter uma radiografia da arcada dentária para avaliar cada caso.


Feito isso, o dentista analisará a complexidade e organizará de melhor forma a cirurgia de extração. Como depende de cada caso, é possível remover apenas um dos sisos ou mesmo todos de uma vez. Tudo dependerá da avaliação profissional.


Uma vez que seja agendada a cirurgia, ela acontecerá após aplicação de anestesia local, através de uma injeção. Quando a região estiver devidamente anestesiada, o procedimento será iniciado com um cirurgião-dentista. Ao finalizar, será feita sutura do local.


A cicatrização para a região dos tecidos moles pode levar de 7 a 10 dias.


Cuidados após a extração do siso


Após a realização do procedimento é importante ter alguns cuidados, como:



É importante, no entanto, que você siga as orientações do dentista e também os prazos recomendados por ele. Ficou com alguma dúvida? Então, ligue para nós ou agende sua consulta conosco.